TVE promove primeiro debate entre candidatos a prefeito de Gravataí

Sorteio prévio definiu ordem de disposição no estúdio e perguntas-respostas dos jornalistas convidados - Foto: Gustavo Roth/Fundação Piratini

Está confirmado o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Gravataí na TVE. Será nesta terça-feira (14), às 20h30, com transmissão ao vivo dos estúdios da emissora em Porto Alegre e também pelas redes sociais. As regras do debate foram aprovadas na sexta (10) pelas seis representações das coligações partidárias envolvidas na disputa. A eleição está marcada para o dia 12 de março.

Serão quatro blocos de aproximadamente 30 minutos com apresentação, perguntas de jornalistas convidados de Gravataí, e mais perguntas e respostas entre os próprios candidatos. A mediação é do jornalista da TVE Vitor Dalla Rosa. O regramento para o debate segue estritamente a legislação eleitoral e será norteada pelo princípio da isonomia entre os postulantes ao cargo. Está assegurado o direito de resposta em eventual ofensa, a ser avaliado na ocasião pelo Departamento Jurídico da Fundação Piratini.

Paralelamente, os sistemas de Libras, Closed Caption e audiodescrição vão estar automatizados durante a transmissão para telespectadores portadores de deficiência auditiva e visual. A promoção do debate reforça a iniciativa de expor ideias para a gestão pública de Gravataí. "Optamos por propor um debate logo no início da campanha, que será curta, para auxiliar os eleitores na escolha do melhor candidato para Gravataí", afirma o presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr. Em 2016, debate semelhante foi promovido pela emissora com candidatos da cidade e também de outros municípios.

No encontro prévio das coligações, foram esclarecidas as dúvidas e realizados dois sorteios prévios - de ordem de disposição no estúdio e de perguntas-respostas dos jornalistas convidados, bem como a assinatura da ata com a concordância da formatação do debate. Além dos representantes partidários, participaram da reunião o diretor-geral da Fundação Piratini e assessores dos departamentos Jurídico e de Jornalismo da TVE.

Quem está na disputa

Participarão do debate os candidatos Anabel Lorenzi (Unidos para Mudar - PSB/PSC/PSDC/PRTB/ PC do B/PSD/PHS/PPL/PT do B), Marco Alba (Gravataí não pode Parar - PMDB/PRB/PP/PTB/REDE/PTN/PR/DEM/PMN/PTC/PV/PSDB/PROS/PEN), Rafael Link (PSOL), Rosane Bordignon (A Esperança está Presente - PDT/SD), Sadao Makino (PSTU) e Valter Amaral (PT).

A nova eleição ocorrerá após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de rejeitar a candidatura do vencedor do pleito de outubro, o ex-prefeito Daniel Bordignon (PDT).

Texto: Rodrigo Vizzotto/TVE
Edição: Gonçalo Valduga/Secom