Secom RS participa do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação

4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação
Encontro busca promover discussões e troca de experiências para o aprimoramento da comunicação pública - Foto: Divulgação CNSecom

A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (Secom RS) participa das atividades do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém, capital do Pará. Com início nesta quinta-feira (18/4), a edição de 2024 busca promover discussões e troca de experiências para o aprimoramento da comunicação pública.

Em dois dias de programação, o evento reúne representantes da comunicação oficial de todos os estados e apresenta casos de sucesso e desafios enfrentados. O secretário-adjunto da pasta, Alexandre Elmi, apresentou um painel sobre o papel da comunicação pública diante de desastres climáticos, destacando a experiência do Rio Grande do Sul. Em 2023, o Estado foi afetado por um grande volume de chuvas em razão do El Niño. O fenômeno provocou inundações, enxurradas e ciclones que atingiram marcas históricas de destruição, deixando 80 vítimas fatais e milhares de desabrigados ao longo do ano.

Elmi enfatizou a importância da troca de experiências para a evolução das ações empreendidas. “Iniciativas que possibilitam esse intercâmbio têm papel fundamental no fortalecimento da comunicação pública como instrumento de transparência e prestação de serviço ao cidadão. No Rio Grande do Sul, vivemos desafios climáticos que evidenciaram a responsabilidade do trabalho realizado pela comunicação e trouxeram aprendizados importantes para o futuro”, disse o secretário-adjunto.

Secretário adjunto de Comunicação no 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação
Elmi apresentou um painel sobre o papel da comunicação pública diante de desastres climáticos, destacando a experiência do RS - Foto: Divulgação CNSecom

Além do Rio Grande do Sul, os representantes do Rio de Janeiro, Acre e São Paulo também compartilharam experiências de comunicação dentro da pauta climática. Temas como regulamentação da internet e redes sociais e o uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) na comunicação pública também são destaques desta edição do fórum.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, o evento vai até sexta-feira (19/4), com atividades no Palácio de Governo e na Ilha do Combu.

Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Secom