Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Proposta para mudar modelo de estatais de energia é tema do Governo em Rede

Publicação:

14485617398 d231917932 k
14485617398 d231917932 k - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, foi o entrevistado do programa
Secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, foi o entrevistado do programa - Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

O secretário de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior, participou do programa Governo em Rede desta quarta-feira (12). Ao abordar o Plano de Modernização do Estado, em apreciação na Assembleia Legislativa, falou sobre a Proposta de Emenda à Constituição que retira a necessidade de plebiscito para alienação, transferência do controle acionário, cisão, incorporação, fusão ou extinção de estatais de energia.

De acordo com o secretário, é importante destacar que a exigência de plebiscitos não estava na introdução da constituição estadual. "Isto foi uma introdução ao longo da existência da nossa constituição e da mesma forma como foi colocada, o governo propõe a retirada desta necessidade", explicou.

O o conjunto de medidas proposto pelo Estado defende mudanças relativas à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM) e Sulgás (Companhia de Gás do Rio Grande do Sul). "Estamos lidando com a maior transparência possível a respeito desta proposta. Precisamos que a sociedade compreenda que não são soluções paliativas, para logo ali na frente precisarmos passar pela mesma situação novamente, e sim preocupados em equilibrar as finanças do Estado com responsabilidade e sustentabilidade econômica", afirmou.

Ouça na íntegra o programa, produzido pela Rádio Web Piratini da Secretaria de Comunicação.

Texto e edição: Secom 
Foto de capa: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul