Fórum Nacional de Secretários no RS debate futuro da comunicação pública
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A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul promoveu nesta sexta-feira (9), em parceria com a Associação Latino-americana de Publicidade (Alap), o 4º Fórum Nacional de Secretários de Comunicação durante o encerramento do 21º Festival Mundial de Publicidade, em Gramado. O secretário em exercício de Comunicação, Henrique Zandoná, e o diretor de Publicidade e Marketing, Tiago Dimer, reforçaram o intuito do governo em zelar por uma comunicação pública de qualidade que compreenda as necessidades da população e divulgue a realidade financeira do Estado para buscar um novo futuro para os gaúchos.
Zandoná ressaltou a relevância do trabalho integrado na área para melhor formar o cidadão. "Ainda não temos no Brasil uma comunicação que seja alicerce para a formação cidadã, que possua direito constitucional de acesso a informações e ferramentas sobre as ações de governo. Estamos buscando isso aqui no estado", disse.
Dimer falou sobre o papel do governo comunicar qualificadamente para melhor orientar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pelo Estado. "Passamos por problemas que não são apenas financeiros, mas de conceito, em entender também o que a população precisa. Na nova campanha (O meu futuro é o Rio Grande), buscamos dialogar com o cidadão para que ele entenda que nem tudo vai se resolver de uma hora pra outra e que é preciso transformar para se ter um futuro melhor", reiterou.
Atualmente, a Secom trabalha com seis agências de comunicação na produção da campanha.
Para o secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, o fórum é uma oportunidade de estudar a comunicação do país como um todo. "Esse encontro deve servir para que façamos uma nova proposta ao mercado, gradativamente, pois trabalhamos com comunicação, mas por muitas vezes não conseguimos comunicar o que é preciso", concluiu.
Futuro da comunicação
No fórum, dois painéis fomentaram a discussão entre as autoridades. O Live Marketing na Comunicação de Governo - como contratar, de Moisés Gomes, vice-presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), que já atuou como diretor de Relações Governamentais da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), falou sobre as atividades promocionais para atingir as metas governamentais. O live marketing é definido como as atividades de interação direta entre as marcas e seus públicos, se utilizando de ferramentas da área. Todas ações e campanhas que se utilizam do live marketing devem estimular experiências para o público consumidor, engajando e gerando identificação entre produtos/serviços e pessoas.
Fernando Perciotta, vice-presidente da CDN Comunicação na área de Análise e Pesquisa, que integrou a equipe de criação do Índice de Qualidade de Exposição na Mídia (Iqem), e do Índice de Qualidade de Exposição nas Mídias Sociais (IQEMs), falou sobre big data. A apresentação discutiu o futuro da comunicação dos governos utilizando o big data, ou seja, com a coleta e armazenamento de grande volume de informações, de inúmeras fontes, para análise de dados.
Através disso, conforme Perciotta, as organizações podem apontar possíveis falhas e erros para encontrar soluções estratégicas, como redução de custos e tempo, desenvolvimento de novas ferramentas ou serviços e decisões otimizadas. "Um bom exemplo de comunicação pública é feita através de relacionamento com o público, que é o que o governo do RS tem feito ao comunicar seus problemas, causando maior conscientização sobre a situação", avaliou.
Fórum Nacional de Secretários no RS debate futuro da comunicação pública
A Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul promoveu nesta sexta-feira (9), o 4º Fórum Nacional de Secretários de Comunicação durante o encerramento do 21º Festival Mundial de Publicidade, em Gramado. Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
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