Crise propõe mudança de mentalidade para Estado inovar, diz Benvegnú

Publicação:

Necessidade de transformar paradigmas foi salientada pelo secretário Cleber Benvegnú durante o Inovação - Foto: Divulgação/Procergs

O cenário contemporâneo gaúcho passa por mudanças constantes que contribuem para iniciativas inovadoras em empresas públicas e privadas. A necessidade de transformação de paradigmas foi salientada pelo secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, ao participar do programa #Inovação, da Companhia de Processamento de Dados (Procergs), transmitido pela Rádio Web Piratini nessa terça-feira (26). "A crise vivida no Estado é pedagógica e nos mostra que a mentalidade que tínhamos até aqui não pode mais continuar. Nós somos obrigados a mudar", destacou.

Para Benvegnú, entender como funciona o fenômeno da inovação é o principal desafio político do Rio Grande do Sul atualmente. "Quando a gente fala de inovação, o assunto logo nos remete à tecnologia, mas é muito mais do que isso. Gosto de chamar de cultura da transformação. É uma postura de abertura intelectual e de aceitação da mudança", complementou.

O programa, que discute semanalmente mudanças culturais e movimentos tecnológicos estaduais, também contou com a participação do coordenador do projeto Cultura de Resiliência, Cezar Busatto, e do presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

Com experiências em visita passada ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde há um dos maiores polos de tecnologia do mundo, Busatto chamou a atenção para a importância de se diversificar a economia do Estado como contribuição à cultura da inovação e ao empreendedorismo. "Tenho percebido que, diante da crise, a sociedade civil está se organizando e há uma mudança de mentalidade. Não teremos inovação se não existir um ambiente favorável para isso", ressaltou.

Kruse disse que busca, sempre que possível, incentivar eventos que promovam a inovação em empresas porto-alegrenses. "Todos buscamos uma conexão para criar esse ambiente inovador e buscar líderes que pensam no todo", concluiu.

Mesa-redonda também reuniu o coordenador do Cultura de Resiliência, Cezar Busatto, e o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse
Mesa-redonda também reuniu os empreendedores Cezar Busatto e Paulo Kruse - Foto: Divulgação/Procergs

Sobre o programa

O #Inovação é produzido semanalmente pela Secom e veiculado pela Rádio Web Piratini em parceria com a Procergs. A apresentação é da vice-presidente da companhia, Deborah Villela. Vinculado ao eixo comunicação do Programa Estratégico de Inovação da Procergs (InPRO), tem formato de mesa-redonda e discute a aplicação da inovação na sociedade em diferentes esferas.

Confira outras edições do programa.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom