Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Comunicação

Início do conteúdo

Capacitação da agroindústria familiar para desenvolvimento rural do Estado é destaque no programa Governo em Rede

Publicação:

9159977462 9dbcdeba48 k
9159977462 9dbcdeba48 k - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Secretário falou do programa Gestão Sustentável como ferramenta para especializar o produtor rural.
Secretário falou do programa Gestão Sustentável como ferramenta para especializar o produtor rural. - Foto: Sofia Wolff/Especial Palácio Piratini

A capacitação das agroindústrias familiares é a prioridade do governo do Estado para a área do desenvolvimento rural em 2017. A afirmação é do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, em entrevista concedida nesta quarta-feira (8) ao programa Governo em Rede, produzido pela Rádio Web Piratini. A principal ferramenta para especializar o produtor rural é o programa Gestão Sustentável na Agricultura Familiar. 

Lançado em junho do ano passado, o projeto incentiva a gestão e adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares para que obtenham o desenvolvimento sustentável. Ao todo, o programa já capacitou cinco mil agricultores em 2016. De acordo com Minetto, a expectativa é que dez mil produtores recebam capacitação em gestão sustentável. "O objetivo é mostrar ao produtor que ele pode aproveitar ao máximo a pequena propriedade rural, aumentando as atividades e a renda familiar", explicou.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com cerca de 2.861 agroindústrias, porém, apenas 989 são cadastradas. "É importante que a regularização aconteça, pois as pequenas empresas não fornecem apenas alimentação para o setor escolar, mercado aberto ou compra direta, mas também são grandes geradoras de emprego e renda para diversas regiões", acrescentou o secretário. 

Família de São José do Sul que produz pães, biscoitos e cucas é uma das agroindústrias que movimentam a economia do RS.
Família de São José do Sul que produz pães, biscoitos e cucas é uma das agroindústrias que movimentam a economia do RS. - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O Grupo de Trabalho de Defensivos Agrícolas em Hortifrutigranjeiros, que orienta os produtores sobre o uso de pesticidas, também foi tratado no programa. Minetto afirmou que existe um forte debate sobre alimentação segura no setor agrícola. "Muitas vezes, por falta de orientação técnica, o produtor aplica o uso de defensivos agrícolas sem o conhecimento adequado. O grupo de trabalho busca justamente melhorar suas práticas rurais, aprimorando a segurança das plantações", finalizou.

Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Gonçalo Valduga/Secom 

Mais notícias

Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul